Últimas Notícias

04/09/2025
Portaria nº 034/2025
Dispõe sobre a decretação de ponto facultativo na Câmara Municipal de Francisco Sá/MG no dia 8 e 9 de setembro de 2025, em virtude do feriado municipal do dia anterior e festas religiosas, e dá outras providências.

03/09/2025
Aberta as inscrições de novas Câmaras para o PJ Minas 2026
As novas Câmaras Municipais interessadas em entrar no programa poderão se inscrever a partir de 01/09/2025, no portal da ALMG. O prazo de inscrição vai até o dia 20/10/2025.

01/09/2025
Portaria nº 033/2025
Suplementa dotação do orçamento da Câmara Municipal para o exercício financeiro de 2025.

31/08/2025
Relatório Final da CPI nº 01/2025
A Câmara Municipal de Francisco Sá torna disponível no formato .PDF o arquivo do Relatório Final da CPI nº 01/2025 que apurou indícios de possíveis irregularidades na gestão do SAAE de Francisco Sá no período de 2017 à 2024.
Mesa Diretora - 2025
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Vice-Presidente | Presidente | 1º Secretário |
Demais Parlamentares
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Jair Pereira | Sérgio Cândido | Waldeir Rodrigues | Helder Eduardo |
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Watson Haroldo | Idalino Alkimim | João Pinto Neto | José Brito |
Notas Importantes
Transparência no Portal
Informações sobre transparência são constantemente auditadas pelos TCEs dos estados. Para estar conforme a Lei de Acesso à Informação, deve-se levar em consideração alguns requisitos:
- Ouvidoria: canal de participação popular que não deve ser excluído ou o seu estado colocado como "privado".
- Ouvidoria X E-SIC: a Ouvidoria do portal possui opção de "Pedido de Acesso à Informação" no formulário de solicitação, sendo assim, não necessita de uma ferramenta específica de E-SIC.
- Perguntas Frequentes (FAQ): a página não deve ser excluída ou o seu estado colocado como "privado", nem estar vazia. Deve conter perguntas e repostas relevantes para a população, como, por exemplo, horário de funcionamento, telefones úteis, como funcionam comissões, votações, etc.
- Transparência: não deve ser excluída ou seu estado colocado como "privado".
- Orçamentos e Finanças: deve conter um histórico com tabelas anteriores para comparação.
- Licitações e Contratos: deve conter arquivos e caso não tenha havido licitações e contratos recentemente, colocar mensagem informando que naquele mês/ano não foram realizadas licitações/contratos, não deixando a área vazia.
- Recursos Humanos: deve conter planilha com informações funcionais.
- Parlamentares e Gabinetes: deve conter informações sobre diárias, passagens e caso não tenha havido nenhuma despesa parlamentar recentemente, colocar mensagem informando que naquele mês/ano não foram realizadas despesas, não deixando a área vazia.
- Atos Administrativos: documentos referentes à atividade administrativa.
- Dados Abertos: dados do portal disponibilizados para análise.
Ajuda
No portal há um link para a cartilha de boas práticas do TCE/RS, com dicas do que publicar no portal.
Também é disponibilizado um manual de gerenciamento do portal.
ESTE ITEM DEVE SER REMOVIDO DA CAPA ANTES DO PORTAL SER PUBLICADO.